SSD – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR

Mas o que é um SSD? Você sabe para que serve?

Um SSD (Solid State Drive) – Disco de Estado Sólido – é um equipamento que armazena dados em computadores, consoles de videogame, notebooks e até ultrabook. Ele substitui o HDD (Hard Disk Drive) – Drive de Disco Rígido – tradicional e ainda garante mais rapidez ao sistema, graças às velocidades maiores de leitura e gravação.

 

Separamos 3 modelos de mais utilizados para te ajuda na hora de comprar um SSD.

 

 

1 – MODELO SSD SATA

É possível encontrar este modelo de diversas marcas, sendo alguma delas, Kingston, Western Digital, Husky Gaming, entre outros.  Abaixo listamos benefícios e malefícios.

Benefícios:

– Preço acessível: Esse modelo é considerado mais acessível financeiramente em comparação aos outros modelos que iremos apresentar.

– Compatibilidade: Como SSD Sata usa a mesma interface de dados que um disco rígido tradicional, é fácil fazer a transição do HDD para esse aparelho em um computador já existente.

– Maior velocidade: em comparação com os discos rígidos tradicionais, o SSD Sata 0oferece uma melhoria significativa no desempenho de leitura e gravação de dados.

Malefícios:

– Velocidade limitada: a velocidade de transferência de dados do SSD SATA é limitada pela interface SATA, o que significa que os tempos de acesso e as taxas de transferência não são tão rápidos quanto os de outros tipos de SSDs.
– Armazenamento limitado: os SSDs SATA geralmente oferecem menos capacidade de armazenamento em comparação com os outros modelos.

2 – MODELO SSD M.2

É possível encontrar este modelo de diversas marcas, sendo alguma delas, Western Digital, Kingston , Evo Plus, entre outros.  Abaixo listamos benefícios e malefícios.

Benefícios:
– Velocidade: a interface M.2 oferece velocidades de transferência de dados muito mais rápidas do que a interface SATA.
– Tamanho compacto: os SSDs M.2 têm um formato compacto e podem ser instalados em placas-mãe compatíveis sem a necessidade de cabos.
– Eficiência energética: os SSDs M.2 geralmente consomem menos energia do que os SSDs SATA.
Malefícios:
– Compatibilidade limitada: nem todos os computadores são compatíveis com a interface M.2, o que pode dificultar a atualização para um SSD M.2.
– Armazenamento limitado: assim como os SSDs SATA, os SSDs M.2 também têm uma capacidade de armazenamento limitada.
3 – MODELO SSD NVMe
É possível encontrar este modelo de diversas marcas, sendo alguma delas, Adata XPG, Evo Plus, Kingston, entre outros.  Abaixo listamos benefícios e malefícios
Benefícios:
– Velocidade extremamente rápida: a interface NVMe é a mais rápida disponível para SSDs, oferecendo velocidades de transferência de dados significativamente mais rápidas do que a interface SATA ou M.2.
– Baixa latência: a interface NVMe oferece uma latência significativamente menor do que as outras interfaces, o que resulta em um desempenho geral mais rápido e responsivo.
– Eficiência energética: assim como os SSDs M.2, os SSDs NVMe geralmente consomem menos energia do que os SSDs SATA.
Malefícios:
– Preço: os SSDs NVMe são geralmente mais caros do que os outros tipos de SSDs.
– Compatibilidade limitada: nem todos os computadores são compatíveis com a interface NVMe, o que pode dificultar a atualização para um SSD NVMe.
– Armazenamento limitado: os SSDs NVMe também têm uma capacidade de armazenamento limitada.
Você sabe qual a diferença entre um SSD e um HDD?
Um HDD é um dispositivo de armazenamento tradicional que usa pratos giratórios mecânicos e um cabeçote móvel de leitura/gravação para acessar dados. SSDs são unidades mais recentes e rápidas que armazenam dados em chips de memória acessíveis instantaneamente.
E ai, gostou desse conteúdo?
Deixe seu comentário abaixo!